Doença Ocupacional

image

Doença ocupacional refere-se a toda doença causada por exposição no local de trabalho a alguma partícula que quando inalada constantemente por um certo período gera comprometimento pulmonar levando a fibrose do parênquima, com interferência nas trocas gasosas.
Há algumas doenças mais comuns em nosso meio, como: Pneumoconioses (Asbestose, Silicose, Bagaçose,...), Asma ocupacional, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ocupacional, Neoplasia pulmonar.
Entre as Pneumoconioses, a Silicose é a mais comum.
Silicose: é a fibrose pulmonar causada pela inalação de poeira contendo sílica cristalina. Exposições: indústrias de cerâmicas, indústrias de abrasivos, construção de estradas ou túneis, jateamento de areia, corte e moagem de pedras, pedreiras e fundições. Os sintomas são: falta de ar, mal estar, perda de peso e baixa oxigenação, e aparecem após exposição em grande quantidade, em ambientes fechados e mal ventilados e sem uso adequado de EPI (equipamento de proteção individual).
Asbestose: é a fibrose causada pela inalação de asbesto/amianto. Exposição: fabricação de telhas e caixa d'águas, fricção(pastilhas de freio, lonas e embreagem), tecelagem de asbesto (magueiras, tecidos e malhas), manufatura de papéis e papelões e mineração.

Compartilhe:
Top