Hipertensão Pulmonar

image

A Hipertensão pulmonar é a denominação dada a um conjunto de alterações que dificultam a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares, que acaba, acumulando e sobrecarregando o coração, que tem de fazer cada vez mais força para impulsioná-lo adiante.
A hipertensão pulmonar é classificada em cinco grupos:
1. Hipertensão arterial pulmonar: Pode ocorrer sem uma causa clara (idiopática) ou pode se desenvolver em pessoas com determinados distúrbios, como infecção pelo HIV, hipertensão portal entre outros.
2. Insuficiência cardíaca esquerda: é uma das causas mais comuns da hipertensão pulmonar. Ela pode ocorrer em pessoas com Insuficiência cardíaca, doença arterial coronária ou hipertensão arterial há muito tempo.
3. Distúrbios pulmonares ou baixos níveis de oxigênio: quando os pulmões estão debilitados por alguma doença pulmonar que causam baixa oxigenação, por exemplo, enfisema.
4. Embolia pulmonar crônica
5. Distúrbios que causam hipertensão pulmonar por outros mecanismos incluem: sistúrbios sanguíneos (hematológicos), distúrbios sistêmicos e alguns distúrbios metabólicos.

Os sintomas da hipertensão pulmonar:
- Dores no peito;
- Falta de ar durante qualquer esforço físico;
- Tontura, fadiga e até desmaio
- Fraqueza;
- Tosse (raramente, com expectoração de sangue);
- Inchaço (edema), especialmente nas pernas;
- Batimentos cardíacos acelerados

O diagnóstico geralmente ocorre quando o médico investiga a não melhora do tratamento das outras doenças. Por isso, é fundamental o acompanhamento regular e reavaliações periódicas.

Compartilhe:
Top
Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat