Gripes e Resfriados

image

Gripes e resfriados são doenças causadas por uma série de vírus diferentes, mas que partilham vários sintomas em comum, como congestão nasal, coriza (corrimento nasal), espirros, tosse, febre, dores no corpo e cefaleia (dor de cabeça). Dentre as infecções respiratórias, são de longe as mais comuns. Ambas são facilmente transmissíveis de uma pessoa para outra por meio de contatos interpessoais. Há mais de 200 vírus implicados nesse processo infeccioso. À medida que se contrai uma infecção viral, adquire-se uma imunidade, porém, tais infecções continuam recorrentes ao longo da vida devido à mutação dos vírus e pela infinidade de tipos existentes.

Gripe e resfriados são doenças distintas. A gripe apresenta sintomas mais intensos, bem como uma maior taxa de complicações em relação aos resfriados. Os riscos são maiores em bebês, idosos e pessoas que apresentam baixa imunidade. Os sintomas surgem entre 24 a 72 horas após a transmissão do vírus, e costumam durar em média de 5 a 7 dias, podendo durar até 2 semanas em casos mais graves.O fato de a pessoa estar exposta ao frio, tomar chuva ou dormir de cabelos molhados não define que ela vai contrair uma gripe ou resfriado, pois essas são doenças virais, ou seja, transmitidas por vírus. Elas costumam ser mais comum em épocas nas quais a temperatura é mais baixa, devido ao aglomerado de pessoas que se forma em ambientes fechados durante esses períodos, o que facilita a transmissão do vírus devido à maior proximidade entre as pessoas.

TRATAMENTO

É necessário manter uma ingestão de líquidos. Na presença de dores ou febre, usar analgésicos e antitérmicos, como Dipirona ou Paracetamol e, se necessário, descongestionante nasal para melhorar o desconforto da obstrução. É importante ressaltar que não se deve utilizar antibióticos de maneira alguma, e que xaropes para gripe não costumam ter eficácia.

PREVENÇÃO

Evitar aglomerações em ambientes fechados;
Manter o hábito de sempre lavar as mãos;
Tomar a vacina da gripe anualmente.

Compartilhe:
Top