Narguile: Perigo em momentos de descontração entre amigos

O fumo de Narguile tem sua origem na Índia e Pérsia há mais de 500 anos atrás e atualmente é bastante comum em bares e confraternizações de grupos de amigos.

Por utilizar um sistema de tubo e recipiente contendo água pelo qual a fumaça da queima de tabaco saborizado passa, é comum que se pense que o hábito seja menos maléfico que o cigarro comum.

Estudos já comprovaram que uma sessão de narguile que dura em média 45 minutos se pode inalar o equivalente a queima de mais de 100 cigarros. Além disso, o narguile expõe o fumante à queima do tabaco e à queima do carvão utilizado para manter a brasa do sistema acesa.

Há também dados de que jovens e adolescentes que usam narguile são cerca de 8 vezes mais propensos a começar a fumar cigarros normais, desenvolvendo dependência. Todas as substâncias nocivas presentes no cigarro estão também presentes no narguilé e portanto o risco de doenças decorrentes do tabagismo tais como enfisema pulmonar, diversos tipos de câncer (pulmão, boca, esôfago, estômago etc...), doenças cardiovasculares etc está presente.

A Sociedade Americana de Pneumologia (ATS) reforça que não há maneira segura de uso do Narguile e este hábito deve ser combatido. Por tratar-se de uma dependência ã nicotina, pode ser tratado com medicações e terapia de reposição de nicotina, preferencialmente por um pneumologista.

Compartilhe: