Abscessos pulmonares

image

O que são abscessos pulmonares?
São cavidades com acúmulo de tecido pulmonar morto e purulento no seu interior. Como regra, um abcesso pulmonar corresponde a uma cavidade com um 1 cm ou mais de diâmetro.
Quais as causas?
O abcesso pulmonar resulta da passagem das bactérias da cavidade oral para o tecido pulmonar. São as bactérias anaeróbias existentes na cavidade oral as mais prevalentes.
Grupos de risco: doença de refluxo, dificuldade de deglutição por lesão neurológica, obstrução brônquica por tumor ou corpo estranho, má higiene dentária e oral.
Os principais sintomas são: febre, suores noturnos, tosse inicialmente seca e depois produtiva, dificuldade respiratória, dores torácica, perda de apetite e emagrecimento. A expetoração tem habitualmente cheiro fétido e causa um paladar desagradável.
Como se previne?
O reconhecimento e tratamento precoce das infeções respiratórias são essenciais para prevenir a sua evolução para abcesso pulmonar. Uma boa higiene oral é igualmente importante. Os doentes com perturbações gastroesofágicas devem ser instruídos de modo a evitar a aspiração do conteúdo gástrico, devendo dormir com a cabeceira elevada e não enchendo demasiado o estômago antes de irem dormir.

Compartilhe:
Top