O que provoca tosse seca? Entenda mais sobre esse sintoma

A tosse seca é um sintoma comum e pode estar associado a inúmeras patologias. Também chamada de tosse não produtiva, não produz muco e pode ser intensa e dolorosa, por forçar atrito pela garganta. Por isso muita gente tenta “segurar” esse tipo de tosse, para evitar a dor mais aguda.

A garganta costuma fica muito irritada e pode deixar a pessoa com um aspecto de rouquidão na voz. Algumas pessoas podem começar a tossir quando respiram um ar muito seco, com baixo índice de umidade do ar e com a presença de poeira e outros agentes alérgenos.

Durante épocas em que o clima está seco e frio, a tosse seca pode se intensificar.

Causas comuns para a tosse seca

A tosse seca geralmente é provocada pela irritação causada pela fumaça dos cigarros, por agentes irritantes presentes no ar, por alergias a poeira, pelos de animais, pólen, entre outros, por gotejamento nasal ou mesmo pela asma. Muitas doenças pulmonares crônicas também podem ser as causas desse sintoma. Também pode acontecer de não ser fácil identificar rapidamente a causa da tosse seca.

Por isso, é importante passar por uma avaliação médica. O refluxo gastroesofágico também pode provocar a tosse seca. Normalmente outros sintomas como azia, queimação na garganta e aumento na produção de saliva podem estar associados.

A tosse seca também pode se manifestar por causa de infecções virais como gripes e resfriados. Normalmente aparece no ciclo final dessas patologias e podem continuar por alguns dias após os outros sintomas deixarem de se manifestar. Poluentes do ar também provocam a tosse seca, em regiões com muita poluição ou quando pessoas não-fumantes entram em ambientes com muita fumaça de cigarro.

Tosse Crônica

A tosse crônica é uma tosse persistente que dura mais de três semanas ou que se manifesta com frequência ao longo de bastante tempo. Nessa situação, o atendimento médico é essencial pois pode se tratar de uma doença mais grave. Assim, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, se necessário.

Compartilhe: