Esporte e Asma

Prática de atividades físicas pode ser uma forte aliada ao tratamento medicamentoso no combate a asma. O exercício é indicado para quem tem asma e promove a melhora do sistema cardiorrespiratória e maior tolerância ao esforço.

Para quem tem falta de ar e asma não controlada, praticar esportes pode parecer impossível, mas especialistas e atletas alertam que atividades físicas podem e devem ser realizadas para melhorar o condicionamento físico e a capacidade respiratória.

Quando o paciente tem asma não controlada, existe o risco de crises induzidas pelos exercícios físicos. Mas em combinação com tratamento medicamentoso que mantém a asma controlada, a atividade física melhora o condicionamento cardiorrespiratório do asmático e, consequentemente, a tolerância ao esforço.

Dentre os esportes, recomenda-se a prática de atividades aeróbicas quando o paciente está com a sua asma controlada. A natação é um dos esportes aeróbicos sempre recomendados. Outras modalidades esportivas também são indicadas, dentre elas: corrida, ciclismo, remo, futebol, basquete e vôlei. O ideal é que se inicie com intensidade leve e vá aumentando aos poucos, mas sempre com acompanhamento médico e sob o uso da medicação regular para a asma.

Compartilhe: