Asma e bronquite: entenda as diferenças entre essas doenças

É comum que muitas pessoas confundam asma e bronquite

Bronquite

Na medicina, o sufixo “ite” é utilizado para indicar inflamação. A bronquite, então, é uma inflamação dos brônquios causada por agentes infecciosos como vírus e bactérias (bronquite aguda) ou pelo fumo (bronquite crônica). A bronquite aguda costuma ter duração média de duas semanas. Já na bronquite crônica, a tosse é contínua e produtiva, com eliminação de muco e permanece por mais de três meses no ano, durante pelo menos dois anos consecutivos.

Tratamento da bronquite

A bronquite é curável, pois o próprio organismo consegue se curar dentro desse período. Medicamentos podem ser usados para acalmar a tosse. Para quem fuma, cortar o cigarro deve ser feito imediatamente para obter o tratamento adequado.

Asma 

A asma também é uma inflamação dos brônquios. Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, na qual muitas células e elementos celulares têm participação. A inflamação crônica está associada à hiperresponsividade das vias aéreas, que leva a episódios recorrentes de chiados, falta de ar, dor no peito tipo aperto, particularmente à noite ou no início da manhã. As vias aéreas ficam mais estreitas e inchadas, o que torna a respiração mais difícil e pode também produzir muco(catarro). No entanto, a inflamação da asma é constante e não tem cura. Em cerca de 8% dos casos de asma, os sintomas começam a aparecer ainda na infância. O desenvolvimento dessa patologia é resultado da interação entre a herança genética e a exposição a alérgenos no ambiente, entre outros fatores específicos. 

Tratamento da Asma 

Como a asma não tem cura, o tratamento busca diminuir os momentos de crise e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Medicamentos anti-inflamatórios de uso diário são empregados para amenizar as inflamações e os sintomas. Para emergências, as bombinhas broncodilatadoras ajudam a dar alívio imediato ou, para substitui-las, é feito inalação com broncodilatadores. Isso acontece pois a aplicação é mais direta para os pulmões, dando uma resposta mais rápida e com menos efeito colateral e sistêmico.

Procure seu médico

Preste atenção no tipo de tosse que você tem, no tempo de duração dela e não deixe de procurar um médico se os sintomas persistirem. A orientação médica é muito importante para identificar corretamente a patologia. Com isso, será possível indicar o tratamento mais adequado e acompanhar de perto o paciente.

Compartilhe: