Cinco gatilhos que podem ocasionar a asma

Se você é asmático, sabe que a asma tem relação muito forte com o ambiente e suas mudanças, não é mesmo?

Muitas coisas podem fazer com que a asma se manifeste, exemplo:

1) EXERCÍCIO FÍSICO: a asma pode ser induzida pelo exercício físico e outras atividades, como subir escadas. A respiração pesada e a desidratação podem estreitar as vias aéreas para os pulmões, causando a chamada broncoconstrição.

2) FRIO: quando o ar frio e seco atinge as vias aéreas, os brônquios, que são corredores de ar nos pulmões, se contraem, causando a falta de ar. O ar frio contém menos umidade, e respirar pode secar as vias aéreas. Isso também pode causar seu espasmo.

3) OBESIDADE: Como ambas as doenças têm ligação com a inflamação do corpo, elas estão fortemente relacionadas. A gordura produz mediadores inflamatórios que podem causar a tal cascata da asma (inflamação que gera a broncoconstrição). Além disso, o excesso de peso limita a expansão do pulmão e aumenta a resistência dos receptores de corticoide, prejudicando seu funcionamento total.

4) ESTRESSE E ANSIEDADE: Se lembra da tal inflamação, que está ligada à asma e à obesidade? Bem, ela também é causada pelo estresse e pela ansiedade. E o contrário também ocorre. Ter uma asma mal controlada também deixa o indivíduo mais estressado, o que pode piorar o quadro.

Compartilhe: